sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Maquilhagem curava doenças dos olhos

PARIS - Cientistas franceses afirmaram na passada Quinta-Feira que a fantástica maquilhagem de olhos do Antigo Egipto não só defendia os egípcios dos efeitos nefastos do mau-olhado, como também os protegia de doenças oftálmicas.

Segundo Philippe Walter, co-responsável da equipa de cientistas do Louvre e do CNRS national research institute, há 4000 anos os Antigos Egípcios produziam a maquilhagem para escurecer e adornar os olhos usando chumbo e sais de chumbo em misturas que por vezes demoravam um mês a misturar.

"Sabíamos que os Gregos Antigos e os Romanos também conheciam as propriedades medicinais da maquilhagem mas queríamos determinar precisamente como", disse o cientista à AFP.

Contrariando a crença generalizada de que o chumbo é prejudicial, esta equipa determinou, através do uso da química analítica, que em doses muito pequenas o chumbo não mata as células. Em vez disso, aquele elemento produz uma molécula - óxido nítrico - que activa o sistema imunitário e combate as bactérias em caso de infecções nos olhos.

A pesquisa foi realizada utilizando um minúsculo eléctrodo, com um décimo do tamanho de um cabelo, para observar o efeito de um cloreto de chumbo sintetizado pelos Egípcios - laurionite - numa única célula.

O estudo foi divulgado online na Quinta-Feira pelo Journal of Analytical Chemistry.

-- AFP--

Nota: a tradução é de minha autoria. Espero que esteja aceitável.

Sem comentários:

Enviar um comentário