quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!

Ficam aqui os votos de um 2010 muito feliz para todos!

E, já agora, um dos poemas do vaso de Deir el-Medina na tradução de Luís Manuel Araújo (Estudos sobre erotismo no Antigo Egipto, Edições Colibri).

CANTIGAS DO RIO E DESEJOS DE AMOR - I

Primeiro poema. Fala o amado:

O teu amor dia e noite, durante horas,
deitado, acordado até ao romper da aurora.
O teu encanto reanima o meu coração.
É a tua voz que revigora o meu corpo.

Segundo poema. Fala a amada:

O teu corpo está unido
Como o fino linho ao corpo dos deuses,
como o incenso às narinas.
Ele é como a mandrágora na mão do homem.
Como as datas que se misturam na cerveja.




Terceiro poema. Fala a amada:

Oh, meu deus, minha flor de lótus!
Como é agradável mergulhar no rio,
banhar-me diante de ti.
Vou mostrar-te como sou bela
no meu vestido de linho branco
humedecido pelos bálsamos.
Entro na água e volto para ti de novo
com um magnífico peixe vermelho
preso na minha mão.
Dou-to, meu amado. Vem! Olha para mim!

Quarto poema. Fala o amado:

A minha amada está na outra margem
e o rio corre entre nós dois;
a corrente está forte com a cheia
e o crocodilo anda nos baixios.
Entro na água e enfrento as ondas,
o meu coração é forte sobre as vagas.
O crocodilo é para mim como uma mosca,
a água é como terra sob os meus pés.
É o seu amor que me dá forças
para vencer os perigos do rio.
O meu coração é capaz de tudo
quando ela está perante mim!

Quinto poema. Fala o amado:

Vejo a minha amada chegar,
o meu coração rejubila
e abro os braços para a abraçar.
O meu coração está louco de alegria
como o peixe vermelho no lago.
Oh, noite, nunca mais acabes,
agora que a minha amada chegou!

Sexto poema. Fala o amado:

Quando a tomo nos meus braços
e os seus braços me enlaçam,
é como estar na terra de Punt,
é como ter o corpo impregnado
de óleo perfumado.

Sétimo poema. Fala o amado:

Quando a beijo,
quando os seus lábios se entreabrem,
sinto-me inebriado,
sem mesmo ter bebido cerveja.
Vem cá servo,
traz linho fino para vestir o seu corpo,
traz linho real para ela,
cuidado com o linho branco e os adornos.

Sem comentários:

Enviar um comentário