sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Dinastia Lego

Para incentivar as crianças a explorar o mundo misterioso dos seus antepassados, o Museu Egípcio do Cairo abriu o primeiro Museu de Lego para crianças no Egipto. Nevine El-Aref revive a sua infância



Uma exposição itinerante que tem viajado para os museus e centros de ciência de todo o mundo conseguiu um lar permanente no Museu Egípcio, localizado na Praça Tahrir.

Em "Segredos dos Faraós", antigos monumentos do Egipto foram reconstruídos totalmente em Lego e estão agora expostos na cave do Museu.

Maquetes de alguns dos edifícios antigos mais queridos do país foram transformados em grandes blocos coloridos de Lego e estão em exposição na galeria da cave. Aqui a Esfinge em frente das três Pirâmides de Gizé; ali uma equipa de antigos construtores a edificar um templo, enquanto artesãos decoram as suas paredes e um escriba se aninha com um maço de papéis para gravar a cena. Aqui está a máscara do rei-menino Tutankhamon, assim como parte da sua colecção fúnebre.

A exposição combina a diversão dos famosos blocos de construção Lego, que toda a gente usou para brincar em criança, com a colorida e surpreendente história do Antigo Egipto.


Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre a vida quotidiana nas margens do rio Nilo, no Egipto Antigo. Haverá oportunidades para aprender a escrever usando os antigos hieróglifos egípcios. Haverá também aulas sobre os misteriosos rituais egípicios da morte e da vida no Além.

O director do Museu Egípcio, Wafaa El-Seddik, afirma que a exposição combina a magnificência dos monumentos originais com o divertimento dos Legos. El-Seddik diz que a exposição está dividida em seis secções exibindo diferentes aspectos da antiga civilização egípcia: a vida quotidiana ao longo do Nilo, os reis e as suas famílias, as crenças religiosas, a vida após a morte e as divindades veneradas por muitos. No final da visita as crianças são convidadas para uma pequena oficina onde podem explorar por si mesmas a civilização do Antigo Egipto através das suas criações em peças de Lego.

Zahi Hawass, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, diz que o objectivo da exposição é ajudar as crianças egípcias a aprenderem mais sobre si próprias e os seus antepassados, e a obterem uma melhor compreensão sobre o que significa ser egípcio. Quanto a não-egípcios, El-Seddik diz que a exposição será uma janela através da qual eles podem explorar o impacto da história e cultura do Egipto através da construção das suas próprias peças.


As figuras de Lego são voltadas para jovens visitantes do Museu. Elas destacam os mais famosos e icónicos achados arqueológicos egípcios. Alguns modelos são em tamanho natural, como o de Tutankhamon, enquanto outros, como a Esfinge, foram feitos à escala para caber no espaço expositivo.

Os destaques da exposição são as criações fixas, mas há vários elementos interactivos que vão encantar crianças e adultos. Puzzles, múltiplas oportunidades de boas fotografias e a possibilidade de escreverem o nome em hieróglifos são apenas o começo. As crianças podem desempenhar um papel num filme de múmias, perder-se num labirinto e, claro, perder-se nas suas próprias criações de Lego.

Parte do divertimento na exposição é saber quanto tempo demoraram e quantas peças têm alguns destes fantásticos modelos. Só para criar a máscara de Tutankamon, artistas Lego tiveram mais de 220 horas de trabalho e usaram mais de 25.000 peças.



Fonte: Al Ahram Weekly
Original em Inglês: http://weekly.ahram.org.eg/2010/982/he2.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário