segunda-feira, 1 de março de 2010

Descoberta cabeça colossal de Amenhotep III


O Ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni, anunciou ontem que foi descoberta uma cabeça colossal em granito vermelho do rei Amenhotep III (circa 1390-1352 aC). A descoberta foi feita pelo Projecto de Conservação do Colosso de Memnon e Templo de Amenhotep III, equipa multinacional euro-egípcia, na área de Kom El-Hettan em Luxor, margem ocidental do rio Nilo, 600 quilómetros ao sul do Cairo.


Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, revelou que a cabeça recém-descoberta está intacta e mede 2,50m de altura. É uma obra-prima de alta qualidade artística e mostra um retrato do rei com características jovens finamente esculpidas.

A peça encontrada é considerada uma das mais bonitas feitas por artistas antigos e retrata o jovem rei adornado com a coroa branca do Alto Egipto, onde é ainda possível observar alguns traços de tinta vermelha sobre a cabeça da serpente uraeus.

Hourig Sourouzian, chefe da missão, afirma que a cabeça de granito pertence a uma grande estátua que representa o rei de pé, com as mãos cruzadas sobre o peito, segurando a insígnia real. Ela revela que nos últimos anos foram reunidas uma grande quantidade de peças da estátua em granito vermelho na parte sul do grande pátio do templo funerário de Amenhotep III que estão actualmente a ser restauradas.

A barba cerimonial da cabeça encontrada está partida sob o queixo, mas os arqueólogos acreditam que ainda está enterrada nas areias de Luxor.

Este templo é um dos mais importantes da XVIII dinastia. Oitenta e quatro estátuas colossais foram lá desenterradas, nomeadamente as do rei Amenhotep III e da sua esposa, a Rainha Tiye, cuja múmia foi recentemente identificada.


Fonte: EFE / http://drhawass.com

Sem comentários:

Enviar um comentário